sábado, 6 de março de 2010

O Velho e o Mar




O Velho e o Mar de Ernest Hemingway


Numa aula de Estudo Acompanhado, observámos a capa do livro e especulámos acerca do conto e do autor. A pedido da professora, a aluna Liliana fez um trabalho de pesquisa acerca do autor que passamos a transcrever...

Ernest Hemingway era um escritor norte-americano, nascido a 21 de Julho de 1899. Suicidou-se com 61 anos no dia 2 de Junho de 1961 em Ketchum.
Ernest Hemingway ganhou um prémio Nobel de Leitura em 1954, Escreveu vários livros, tais como:" The torrends of spring" em 1925, "Farewell to arms" em 1929, "To have and have not" em 1937, "For whom the bell falls" em 1940, "Across the river and into the trees" em 1950, "The old man and the sea" em 1952 e "Adventures of a young man" em 1962.


Em seguida, procedeu-se em trabalho de pares, à elaboração de um pequeno conto a partir do título. Após a leitura de todos os contos, os alunos votaram o melhor, tendo sido eleito não apenas um, mas dois, uma vez que a turma gostou muito deste dois, que a seguir mostramos.



O Velho e o Mar

"Era uma vez um velho que dedicava a sua vida ao mar. Todos os dias, ele se levantava cedo para se fazer ao mar. A certa altura, reparou que o que se pescava era cada menos e decidiu investigar o que se estava a passar com todo o peixe.

Ele passara três dias e três noites a vigiar o mar até que na quarta noite, avistou um barco de piratas e viu que eles estavam a contaminar o mar, atirando garrafas tóxicas, matando os peixes.

Na noite seguinte, o velho resolveu chamar a polícia que prendeu os piratas por muitos anos. Passado um tempo, os peixes voltaram e o velho voltou também a pescar todas as manhãs!".

...



O Velho e o Mar

"Há algum tempo atrás, havia uma pequena aldeia chamada Aldeia do Mar. Chamava-se assim devido aos grandes pescadores que lá viviam, havendo um que se destacava dos outros, pela sua maneira de pescar e era conhecido como o velho Lobo do Mar.

Um dia, na Aldeia do Mar, estava muito mau tempo e os pescadores estavam todos reunidos na lota e a certa altura, chegou um cozinheiro de um reconhecido restaurante a dizer que pagava muito dinheiro a quem lhe pescasse um espadarte. O velho Lobo do Mar era muito pobre e aceitou a proposta, no entanto, sabia que se aproximava uma grande tempestade. Ele arrumou o seu material no barco e fez-se ao mar.

A certa altura, ele sente picar a linha e espantado pela força daquele peixe, deixou-se cair ao mar. Os aldiães ficaram preocupados pois passaram três dias e perceberam que o seu amigo tinha morrido....

Os pescadores da aldeia decidiram homenageá-lo pela sua coragem e bravura e mudaram o nome da aldeia. Assim, passou-se a chamar Aldeia do Velho Lobo do Mar."


Jorge e Samuel

Sem comentários:

Enviar um comentário